quarta-feira, 24 de julho de 2019

Sabonete líquido ou em barra?



Hoje na nossa série de skinCare vamos falar dos benefícios e diferenças do sabonete líquido e em barra, também veremos o que cada tipo de pele precisa entre outras dicas.

Qual a diferença entre o sabonete líquido e o em barra?

A grande diferença entre eles está na composição, ou seja, de quais materiais e componentes eles são feitos. Os líquidos costumam ter um pH bem mais próximo da pele por serem mais leves,o o que faz com que ele seja menos ácido e mais suave na hora da limpeza.

Ele é considerado mais higiênico e a grande vantagem desse tipo de produto é que ele permite a inclusão de outros componentes benéficos à pele, como vitaminas, proteínas e aminoácidos, que tendem a garantir uma sensação maior de purificação nae pele (aquela sensação de dever concluído e satisfação).

Já os sabonetes em barra tendem a ser mais alcalinos, ou seja, têm um pH mais alto e, com isso, são capazes de remover os resíduos mais profundamente. 

Eles chamam a atenção pelo seu "custo x benefício", pois seu valor tende a ser mais em conta e dizem quem dura mais tempo que os líquidos. E por ser a grande maioria cremoso, dispensa o uso de uma esponja para serem absorvidos pela pele. 


Existe sabonete ideal para cada tipo de pele?

Para peles mais sensíveis e também as com acne, sabonetes líquidos são os mais recomendados por conterem menos ácidos e ter uma limpeza mais suave.

Para pele seca a hidratação deve ser intensa e a limpeza, suave, para evitar que a pele fique ainda mais seca.


Já a pele oleosa deve-se suavizar a hidratação e intensificar a limpeza. Para isso, recomenda-se utilizar sabonetes adstringentes, que ajudam a controlar a oleosidade.


Na pele mista a quem diga que para igualar a zona T com o resto do rosto é mais eficaz usar dois sabonetes, um para pele oleosa (na zona T) e outro para pele seca (nas bochechas), mas exstem sabonetes específicos para esse tipo de pele.



Atenção para uma dica preciosa:

Cuidado com a temperatura da água! Mesmo no inverno, prefira água morna ou fria uma vez que a temperatura muito quente, junto com o sabonete, remove a camada natural protetora da pele, deixando o rosto seco, com manchas vermelhas e até com alguns machucados, sem contar que aumentam as chances de acne.


Ajudei a tirar algumas dúvidas? 

Beijos e fiquem com Deus!


19 comentários:

  1. sempre imaginei que os liquidos seriam mesmo mais gentis com a pele, adorei esse post bem explicativo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Eu amo sabão em barra, eles sempre pareceu proporcionar mais limpeza.

    ResponderExcluir
  3. Eu só uso sabonete líquido tanto no rosto quanto no corpo. Acho mais higiênico mas é questão de gosto. Porém os em barra rendem infinitamente mais rs

    ResponderExcluir
  4. Eu já usei os dois tipos na pele do rosto hj uso mais o líquido e gosto muito do resultado é sempre lavo o rosto na água fria minha pele fica fresca e suave o dia todo

    ResponderExcluir
  5. Eu uso muito em barra, mas confesso que prefiro o sabonete liquido.

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas, eu parei de usar em barra e comecei a usar um sabonete mousse e tenho sentido a minha pele mais macia e menos ressecada.

    ResponderExcluir
  7. Esses dias eu estava me perguntando sobre isso a diferença entre eles e depois do seu post me esclareceu muitas das minhas dúvidas, muito obrigada e fiquei contente em achar um post sobre isso!

    ResponderExcluir
  8. Uso ambos e sinceramente acho que cada um tem uma funcionalidade diferente, pelo menos na minha pele.

    ResponderExcluir
  9. Para área do rosto eu sempre prefiro sabonetes líquidos e para o corpo não me importo muito e procuro usar água fria sempre mesmo no inverno.

    ResponderExcluir
  10. Eu sempre usei sabonete em barra mais depois que comecei a usar sabonete líquido não parei mais, o sabonete líquido parece que deixa a pele mais lisinha, gostei bastante das dicas, minha pele é oleosa agora sei que o recomendável é usar sabonetes adstringentes, obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir